domingo, 6 de junho de 2010

1º dia – Livro que mais gostei.


Sidney Sheldon - Conte-me Seus Sonhos

Não é, nem de longe, meu livro de cabeceira, porém foi o que senti mais prazer ao ler. Para começar, foi minha amiga Dandara quem me indicou o livro. O livro trata de um assunto pouco conhecido: o Distúrbio de Personalidade Múltipla. A doença é causada por um trauma ocorrido na infância, entretanto ainda não é confirmada pela ciência. Ocorre da seguinte forma: quando uma criança é, por exemplo, agredida sexualmente [utilizando o exemplo da história], o cérebro bloqueia a lembrança criando uma nova personalidade, que pode assumir o controle da pessoa sem que esta perceba. 
No caso do livro, Ashley Patterson tem duas outras personalidades, Toni e Alete. Essas outras personalidades são chamadas de álteres. As histórias de cada um deles é singular. Alguns chegam até mesmo a falar línguas estrangeiras. A idade de cada personalidade difere da das demais. Pode-se haver em um adulto álteres crianças, por exemplo. Também álteres de sexos diferentes, com opções sexuais diferentes. De início, Sidney Sheldon nos dá a entender que são três pessoas distintas. Todas bonitas e suspeitas de cometer uma série de assassinatos brutais. A polícia efetua a prisão de Ashley, que leva a um dos julgamentos mais inusitados já vistos, com a defesa baseando-se em provas médicas bizarras, porém autênticas.
Na época que li o livro, pensei em cursar medicina para depois me especializar na psiquiatria, a fim de trabalhar com esse distúrbio. O cérebro humano é com certeza o que mais me fascina!

Um comentário:

  1. Nossa, adorei muito a descrição, parece ótimo. Adoro esses assuntos também. Não cheguei a pensar em medicina, mas penso bastante em psicologia. Anotarei o nome e incluirei na minha listinha hehehe

    ResponderExcluir