"(...) O encanto dos insultos impostos a si próprio está em saber até que ponto enfiar a faca e, com precisão cirúrgica, como evitar os nervos mais expostos. É um esporte tão inofensivo quanto tentar fazer cócegas em si mesmo. (...) Tão logo esses insultos se assomem à boca de outra pessoa, a censura anteriormente simpática desenvolve garras mais afiadas."(Alain de Botton)
No fundo, nos auto-ofendemos apenas para receber elogios. "Ah, você não é feio! Você até que é simpático!" HÁ! Que desgraça quando alguém recebe o adjetivo "simpático"! Seria preferível ter mantido o auto-insulto para si mesmo.
Mas aí me chega a dúvida: por que temos a necessidade absurda de receber elogios? [opinem] Talvez o fato de estarmos cada vez nos distanciando mais e mais seja um motivo. São escassas as relações "olho a olho" hoje em dia. De fato, a tecnologia aumentou muito o contado com o mundo, por outro lado reduziu o contado físico. Falando com nossos amigos/contatos, não sabemos suas reações EXATAS. O contato visual é, na minha humilde opinião, o mais importante. Com ele, podemos sentir o que a pessoa pensa. É muito fácil esconder um sentimento na frente da tela do computador ou numa carta. Quando estamos cara a cara, deixamos transparecer grande parte do que se passa nos nossos pensamentos. Decepção, agonia, vontade, alegria, surpresa.
Se me permitem, minha dica é a seguinte: tente conhecer pessoalmente todos com quem você se relaciona. Olhe FUNDO nos olhos dessa pessoa. Sinta o que ela estiver sentindo. Não continue se iludindo com um sentimento que você ACHA que a pessoa pode ter. Tenha certeza de tudo. Caso seja a pessoa mais importante da sua vida, faça o que estiver ao seu alcance para encontrá-la. Não deixe que nada acabe antes de encontrá-la. Sinta ela! Encontre-a, custe o que custar. Burle as regras, desfaça-se de coisas que você apenas acha que são importantes, viaje o mundo, mas faça! Não deixe que nada lhe escape. Nada.
Acho incrível minha capacidade de começar num tema e terminar em outro .hm Enfim... Espero que estejam gostando de como eu coloco os meus pensamentos aqui :D
ResponderExcluirSeu post apesar de começar num assunto e terminar com outro,oi...foi profundo e muito forte,pq vc acabou dissertando de fato o que ocorre,com mta gente...acredito q as relações não dão certo por causa disso,falta de conhecimento...tato...de amor ao próximo e a si próprio e ao excesso de hipocrisia social.
ResponderExcluirAdorei! :*
Eu concordo cm você, Doh. Um olhar é tão importante. A gente tenta e tenta recriar nossas expressões, nossas reações com o uso de emoticons exagerados, diferentes maneiras de escrever e tal, mas nunca isso será perfeito porque não estaremos realmente "sentindo" a outra pessoa. E isso importa muito
ResponderExcluirPor isso estou tentando criar uma máquina de teletransporte para poder ver todos os escap00tos e Planídeos sempre que quiser /tr01/tr02
Concordo com seu post..tem pessoas que as vezes confundem limites por não estarem cara a cara, e acham que já tem intimidade com a pessoa, porque conversou umas duas vezes.
ResponderExcluirContato pessoal é essencial, mas enquanto não dá, fica o virtual mesmo.
Por que temos a necessidade absurda de receber elogios? Acho que pelo fato da gente nutrir uma coisa chamada ego... E eufemismos existem sim para "mascarar" as reais opiniões. Talvez por falta de coragem de quem emite a opinião, ou quem sabe por imaginar que "polir" a verdade pode ser benéfico pra quem a ouve. Enfim, tentativas humanas.. Adorei o texto, parabéns! ^^
ResponderExcluir